A gripe suína e uma doença respiratória que teve origem nos porcos a partir da combinação genética de diferentes vírus. Todos os vírus de gripe mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por o vírus de gripe aviaria e humana. Quando estes contaminam o porco, existe uma mistura genética, desenvolvendo o actual vírus H1N1, que conseguiu vencer a barreira entre as espécies, podendo-se propagar e contagiar rapidamente o homem.
Como se transmite?
O H1N1 e transmitido aos humanos através do contacto com as mucosas nasais, fezes ou aguas utilizadas pelos porcos. Na sua variante, o vírus, que raramente contagiava humanos, propagasse através do ar, contaminado os humanos.
Principais Sintomas.
Os principais sintomas causados por esta febre são: febre alta (superiores a 38ºC), tosse frequente e intensa, dor de cabeça, falta de apetite, congestionamento nasal, mal-estar.
Precauções.
Deve-se ter em atenção certas pregações como não compartilhar alimentos e utensílios; lavar as mãos depois de estarem em contacto com alguma superfície num sítio público; evitar alterações bruscas de temperatura; consultar um medica logo que surjam sintomas.
Como tratar?
Os portugueses que se vacinaram contra a gripe estão parcialmente protegidos contra o vírus H1N1. Os especialistas acrescentaram que a gripe suína pode ser tratada com antibióticos já existentes no mercado.
Curiosidades sobre o vírus Influenza (H.N.).
Influenzavirus A é um género da família de vírus Orthomyxoviridae. Influenzavirus A inclui uma única espécie: Influenza A, vírus que causa influenza em aves e alguns mamíferos.Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e é a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos.
A gripe espanhola, também conhecida como gripe pneumónica, foi uma estirpe de gripe aviaria tipicamente severa e letal, que matou entre 50 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo ao longo de cerca de um ano em 1918 e 1919. Pensa-se que tenha sido a mais mortífera das pandemias da história da Humanidade. Foi causada pelo subtipo H1N1 do Influenzavirus A.
A Gripe de Hong Kong foi a terceira pandemia de gripe do século XX. Ocorreu em 1968, com o aparecimento de uma nova variação maior na hemaglutinina do vírus Influenza A (H3N2), que deu origem a um novo subtipo. Esta variante antitética produziu em Hong Kong, em meados de Julho, uma epidemia de grande extensão, cuja origem parece ter sido a China, de onde se propagou ao mundo, seguindo as mesmas linhas de difusão que a gripe asiática. Este vírus foi a causa de morte para cerca de 1 milhão de pessoas.
A pandemia da Gripe Asiática iniciou-se em Fevereiro de 1957, no norte da China, tendo o primeiro isolamento do vírus sido feito em Pequim. Da China, a epidemia passou, em meados de Abril, a Hong Kong e Singapura, de onde se difundiu para a Índia e Austrália. Durante os meses de Maio e Junho, o vírus dissemina-se por todo o Oriente. Em Julho e Agosto, estende-se a África, atingindo a Europa nos meses seguintes e os EUA entre Outubro e Novembro. O vírus atinge assim a população mundial em menos de 10 meses. Este vírus foi causa de morte para cerca de 1milhao a 1.5milhoes de pessoas.
Fonte: jornal de noticias