Organismos Geneticamente Modificados
Organismos geneticamente modificados (OGM) são organismos cujo material genético foi modificado através técnicas de engenharia genética. Estas técnicas, geralmente conhecidas como tecnologia de ADN recombinante,isto é, uso de ADN moléculas de diferentes fontes que são combinadas em uma molécula para criar um novo conjunto de genes. Esse ADN é então transferido para um organismo, dando-lhe genes modificados. Organismos transgénicos, um subconjunto de OGM, são organismos que têm inserido ADN que originou numa espécie diferente.
História
O princípio geral de produção de OGM é adicionar um novo material genético do organismo no genoma de outro ser. Isso é chamado de engenharia genética e foi possível graças à descoberta do ADN e da criação do primeiro recombinante bactérias em 1973. Isto levou a preocupações na comunidade científica sobre os potenciais riscos de engenharia genética, que foram exaustivamente debatidas na Conferência Asilomar. Uma das principais recomendações resultantes desta reunião foi que o governo superintendência do ADN recombinante investigação deve ser estabelecido até que a tecnologia era considerada segura. Herbert Boyer, em seguida, fundou a primeira empresa a utilizar tecnologia do ADN recombinante. Genentech, e em
Usos
OGM tem uma ampla aplicaçãos. Eles são usados em pesquisas médicas e biológicas, produção de produtos farmacêuticos, medicina experimental (por exemplo, a terapia genética), e na agricultura (por exemplo, arroz dourado). O termo "organismo geneticamente modificado", não implica sempre, mas pode incluir, orientada inserções de genes de uma espécie para outra. Por exemplo, um gene de uma água-viva, que codifica para uma proteína fluorescente chamada GFP, podem ser ligados fisicamente e, portanto, co-expressa com mamíferos genes para identificar a localização da proteína codificada pelo gene GFP-tagged mamíferos na célula. Tais métodos são ferramentas úteis para biólogos em muitas áreas de investigação, incluindo os que estudam os mecanismos de recursos humanos e de outras doenças, ou os processos biológicos fundamentais em eucariotas ou células procarióticas.
Até à data, a mais ampla aplicação da tecnologia dos OGM é protegido por patente culturas alimentares que são resistentes a herbicidas ou comercial são capazes de produzir pesticidal proteínas a partir de dentro da fábrica. A maior parte das culturas geneticamente modificadas plantadas a nível mundial são de propriedade da Monsanto, de acordo com a empresa. Em
Segundo o Serviço Internacional para Aquisição de Agri-Biotech Applications (ISAAA), dos cerca de 8,5 milhões de agricultores que cresceu culturas biotecnológicas em 2005, cerca de 90% foram de recursos aos agricultores pobres dos países
Os Animais transgénicos também estão se a tornar úteis comercialmente. Em 6 de Fevereiro de 2009 os E.U. Food and Drug Administration aprovou o primeiro medicamento biológico humano produzido a partir de um desses animais, uma cabra. A droga, ATryn, é um anticoagulante, que reduz a probabilidade de coágulos sanguíneos durante a cirurgia ou parto. É extraído a partir do leite de cabra.
VANTAGENS:
• Aumento da produção e produtividade;
• Melhoria da qualidade das sementes;
· Melhoramento das propriadades nutritivas;
• Redução dos custos de produção (menores danos às plantas, menores
Perdas pelo ataque de pragas, redução no número de pulverizações e
Menor persistência de substancias no meio ambiente).
DESVANTAGENS:
• Custo inicial alto;
• Controle tecnológico nas mãos de poucas empresas transnacionais;
• Risco de escape gênico no meio ambiente,
• Produção de proteínas alergênicas;
• Produção de compostos tóxicos;
• Redução da qualidade nutricional dos alimentos;
• Ameaça à segurança alimentar;
• Aparecimento de novos vírus na Natureza.
Controvérsia
A utilização dos OGM tem suscitado controvérsia significativa em muitas áreas. Alguns grupos ou indivíduos ver a geração e utilização de OGM como intolerável intromissão com estados ou processos biológicos que têm evoluído naturalmente ao longo de grandes períodos de tempo, enquanto outros estão preocupados com o limitações da ciência moderna para compreender plenamente o potencial negativo de todas as ramificações da manipulação genética.
A segurança dos OGM no foodchain tem sido questionada, com preocupações como as possibilidades que os OGM poderiam introduzir novos alérgenos em alimentos, ou contribuir para a disseminação da resistência aos antibióticos. Esta situação levou à aprovação de leis e regulamentos que requerem da segurança de qualquer novo organismo produzido para consumo humano.
Enquanto alguns grupos defendem a proibição total de OGM, outros apelam a rotulagem obrigatória de alimentos geneticamente modificados ou de outros produtos. Outras controvérsias incluem a definição de patente e de propriedade relativos a produtos de engenharia genética ea possibilidade de imprevistos efeitos locais e globais, como resultado de organismos transgénicos proliferam. A base as questões éticas envolvidas na pesquisa genética são discutidos no artigo sobre engenharia genética.
Sem comentários:
Enviar um comentário