sábado, 28 de março de 2009

O sangue "artificial"


É um estudo que está a ser desenvolvido por cientistas, que visam criar sangue humano artificialmente fabricado, isto é, a partir de células estaminais.
Este estudo irá durar três anos e será coordenado pelo Serviço Nacional de Transfusão de Sangue da Escócia.
Assim, o caminho para a possibilidades de podermos ter sangue de emergência nos hospitais está cada vez mais perto.
Para além dessa, existe outra enorme vantagem, que é o facto de o sangue artificialmente produzido ser isento de qualquer tipo de doença, mesmo as mais difíceis de detectar...
Os pesquisadores testarão embriões humanos descartados após tratamentos de fertilização in-vitro para encontrar aqueles destinados a se desenvolver no grupo sanguíneo O-negativo, o grupo de doadores universais.Este, pode ser doado para qualquer pessoa sem riscos de rejeição e é a única opção segura quando o tipo sanguíneo do paciente é desconhecido ou não pode ser determinado imediatamente.Esse tipo de sangue tem uma fonte de doadores limitada, porque somente 7% da população está dentro desse grupo sanguíneo.

É claro também, que não há nada que, apenas traga vantagens...
A realidade é que para a produção deste tipo de células artificiais, neste caso, as hemáticas, é necessário que os embriões humanos sejam manipulados, o que quererá dizer que os embriões usados iram morrer após manipulação, e portanto, este é um impacto negativo deste tipo de produção.

In http://www.bbc.co.uk/portuguese

Sem comentários: