sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A esperança nasce com as celulas estaminais

Uma equipa britânica, cujo objectivo é a produção de um coração humano, criou, uma válvula cardíaca a partir de células estaminais...
Esta investigação realiza-se no Harefield Hospital de Londres onde estes investigadores cultivam células estaminais extraídas da medula óssea para produzir um tecido que funciona como uma válvula no coração humano.
Esta equipa dirigida por Magdi Yacoub , professor de cardiologia no Imperial College de Londres, declara que apesar de este projecto ser muito ambicioso e muito trabalhoso, é possível de realizar.

"Se me perguntarem quando será isso possível, direi dez anos. Mas a experiência mostrou que os progressos permitem hoje avanços muito mais rápidos. Não ficaria surpreendido se isso acontecesse muito mais rapidamente do que se pensa".

In "The Guardian"


Mais uma vez, a ciência é a resposta aos nossos problemas!
Em 2005 ,15 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares em todo o mundo.
Imaginem agora, esse valor, diminuir de um ano para o outro, e tudo isto a dever-se ao facto de o homem conseguir produzir corações a partir de células estaminais!
Parece um pouco futurista de mais, não parece?
Mas, a realidade é que, se ninguém tentasse fazer experiências e correr risco, talvez ainda estivéssemos numa sociedade muito menos desenvolvida...
A ciência é mesmo assim....
Um bem haja a todos aqueles que não desistem mesmo vendo as probabilidades do seu trabalho resultar serem escassas!

Sem comentários: