domingo, 8 de fevereiro de 2009

Níveis altos de colesterol bom previnem Alzheimer e demência


Os níveis altos de “colesterol bom” podem prevenir a perda de memória e outros problemas neurológicos que antecedem doenças como Alzheimer e outras formas de demências, defendem cientistas europeus num estudo publicado numa revista científica inglesa.

O estudo analisou 3.700 homens e mulheres britânicos, tendo os cientistas do Instituto Nacional de França para a Investigação Médica e da University College, de Londres, chegado à conclusão que a diminuição desse “colesterol bom” ou lipoproteína de alta densidade (HDL) está ligada à perda de memória a partir dos 60 anos.

Alzheimer é uma doença neurológica progressiva e incurável que se manifesta pela perda de memória, por demência e que leva à morte do doente, manifestando-se geralmente em pessoas com mais de 65 anos. Segundo o estudo, os altos níveis de HDL também podem reduzir o perigo de doenças cardiovasculares. Por outro lado, o “colesterol mau” ou lipoproteína de baixa intensidade (LDL) acumula-se nas paredes arteriais e causa problemas cardiovasculares que podem ser fatais.


Fonte: www.cienciahoje.pt

Sem comentários: