quarta-feira, 13 de maio de 2009

Rituais diários de higiene são desvalorizados pelos portugueses


As primeiras conclusões de um estudo efectuado pela Associação Portuguesa de Psoríase, com o objectivo de saber qual a percepção dos portugueses sobre a sua pele, doenças cutâneas, e quais os cuidados que este órgão requer para se manter saudável, permitem perceber que o desconhecimento é bastante elevado.

Ainda que 89 por cento reconheça que precisa de atenção, apenas 25 por cento a cuida diariamente. Uma das rotinas mais praticadas por ambos os sexos é a lavagem, sendo que 21 por cento dos homens não tem qualquer tipo de cuidados (lavagem, hidratação, esfoliação, tonificação).

Quanto mais flexível, elástica e hidratada estiver a pele, menos descama e fica irritada e, por isso, devemos aplicar diariamente cremes e loções com conteúdo rico em lípidos de forma a reforçar a quantidade de gordura natural que existe à superfície para manter a água existente nas células.

O banho faz parte dos cuidados básicos, mas para limpar a pele sem que ela fique áspera, vermelha ou a descame, como acontece com sabões vulgares, deve usar-se um gel de banho que tenha um pH fisiológico compatível com o tipo de cada pessoa, que retire a sujidade sem alterar a camada protectora e que não deixe resíduos irritantes.


É fácil adoptar hábitos mas deve-se conjugar a acção de limpeza com a função hidratante ou, em termos médicos, função emoliente. Após o banho é fundamental, porque “não é o produto que coloca água na pele; o que os lípidos deste fazem é selar a água nas células, que entrou por osmose. E a reposição deste filme hidrolipídico confere-lhe elasticidade e maior resistência. Quando questionados sobre o seu tipo de pele, 27 por cento dos inquiridos admite ter uma superfície cutânea seca. Cruzando este dado com o facto de a grande maioria destes não a hidratar diariamente, pode-se constatar que este é um cenário que se poderá tornar preocupante.

Fonte: super interessante

Sem comentários: