A população dos mosquitos que causam as doenças da dengue e a febre-amarela está a alastrar-se pela ilha da Madeira de forma alarmante. Especialistas dizem que é uma questão de tempo até chegar ao Continente – através de produtos importados por via aérea ou marítima – e surgirem os primeiros casos de pessoas infectadas. É uma questão de dias ou de meses.Por enquanto, não há registo da doença porque os insectos não têm o vírus, mas basta entrar no País uma pessoa infectada, por exemplo vinda de um país da América Latina, como o Brasil, onde surgem epidemias, para dar origem a casos de infecção não controlados na Madeira ou no Continente.
Hélder Spínola, presidente da associação ambientalista Quercus, diz que o aparecimento da doença é inevitável."Os mosquitos terão vindo em algum produto fresco, plantas que foram importadas, ou nos pneus dos barcos, onde fica água estagnada, local ideal para a reprodução das larvas. Terão vindo insectos ou ovos que depois eclodiram. Para já, não há notícia da doença, mas basta vir do Brasil uma pessoa infectada e ser picada por um mosquito para que o mesmo insecto infecte outras pessoas."
O director-geral da Saúde, Francisco George, afirmou ao CM que a situação ainda "não é alarmante" e que as autoridades estão "muito atentas" ao caso na Madeira. Estão previstas acções de fiscalização junto dos meios de transporte marítimos e aéreos, caso haja agravamento da situação. Quanto a um impedimento da entrada do mosquito no Continente, aquele responsável disse: "As medidas de combate passam pela redução da população dos mosquitos, com intervenções químicas e bacteriológicas [insecticidas e larvicidas] e pela inexistência de águas estagnadas nos pratos de vasos, latas [onde as fêmeas reproduzem]. As companhias marítimas e aéreas estão atentas à necessidade de não transportar nada que possa conter os mosquitos, ovos ou larvas em águas estagnadas."
☻ PICADA INFECCIOSA
A dengue transmite-se pela picadela de um mosquito infectado. Não é transmissível de pessoa para pessoa.
☻ CASOS EM PORTUGAL
Portugal regista uma média de quinze casos por ano de pessoas infectadas pelo vírus da dengue. Não houve mortes.
☻ SINTOMAS
Os sintomas surgem três a 14 dias após a picada do mosquito infectado: febre, náuseas, vómitos, dores nos ossos e possibilidade de hemorragias.
Sem comentários:
Enviar um comentário