sábado, 13 de setembro de 2008

Cuidado com os champôs!!




O aviso foi dado já algum tempo pela Faculdade de ciências, a qual esteve a estudar os efeitos do "Lauril Sulfato de Sódio" (LSS) em português.

Mas antes de falarmos sobre as consequências da sua utilização, vamos primeiro conhecer um pouco mais da estrutura e da organização deste composto!
A sua fórmula química é CH3(CH2)10CH2(OCH2CH2)nOSO3Na. Por vezes o número "n" é incluído no nome, por exemplo lauriléter-2 sulfato de sódio. O produto comercial é heterogéneo, tanto no comprimento da cadeia alcali (12 sendo a moda do número de átomos de carbono), como no número de grupos etoxila, onde n é a mediana. Tem-se que n=3 é comum nos produtos comerciais. SLES pode ser derivado por etoxilação de SDS.
Bem, na realidade o Lauril Sulfato de Sódio é uma substância cancerígena e é um composto presente em diversos materiais de higiene tal como sabonetes, champô, gel de banho e até em pastas dos dentes.
Mas a grande pergunta é: Porque é que as empresas, sabendo o quão perigoso este composto é, porque não o deixam de utilizar?
Bem, mais uma vez a resposta é muito simples e gira em torno do dinheiro!
A realidade é que este composto tão perigoso é usado maioritariamente em detergentes para limpar o chão, pois este produto é um optimo desingordurante!
Mas certas empresas de sabonetes, gel de banho e até pastas dos dentes utilizam-no pois este composto produz muita espuma e é um produto muito facil de encontrar e muito barato tambem!

Sendo essa a principal razão de todo este misterio em volta do produto....
Mas pelo menos, já que as empresas nao deixam de o utilizar, vamos todos tentar deixar de consumir produtos com esse composto.
Pois assim o produto deixa de ser vendido e talvez esse composto seja trocado por outro!


Nota:

Produtos que possuem LSS na sua constituição:

☻gel de banho da Sanex
☻os sabonetes líquidos do Carrefour e Feira Nova (produtos brancos)
☻shampoo da Dove.
☻pasta dentífrica Colgate (bubbles)

1 comentário:

bionatura disse...

Priviet! :)

Mais uma bela informação, para fazer cada um pensar, reflectir, elevar a mão à testa, e começar a evitar estes produtos.
Esta reflexão dos consumidores, irá fazer com que as marcas que utilizam este composto químico, metam a mão nos bolsos e deixem aos poucos e poucos de ouvir o tilintar dos seus bolsos! Nessa altura, também irão reflectir (quem sabe!Talvez!), e irão deixar de utilizar compostos químicos prejudiciais à sociedade.

Assim espero! :]

Leonor